Total de visualizações de página

Translate

Google+ Followers

5 ÁLBUNS QUE TODO NOVO ROCKEIRO DEVE CONHECER

Há quem diga que não se torna Rockeiro, mas que O Rockeiro nasce Rockeiro! Mas nós vivemos em um país onde o mercado musical é voltado quase que totalmente para gêneros musicais mais de momento. Hora é o pagode, hora é o axé e, no momento, é o sertanejo. Ligar na rádio e conseguir ouvir um rock é tarefa quase impossível, principalmente para quem está longe dos grandes centros. Refiro-me a qualquer tipo de Rock, seja Metal, Heavy Metal, Blues Rock, Garage Rock, Grunge, Foll Rock e todos os demais gêneros.
Nesta dificuldade, aquela pessoa que não tem o livre acesso ao rock nas rádios pode sentir alguma dificuldade em conhecer, admirar e poder escolher o rock como gênero de preferência. Desta forma, acabam conhecendo o rock como um gênero barulhento, pura gritaria, coisa do diabo, entre outras coisas que todos já devem ter ouvido. Mas essas mesmas pessoas adoram Patience, Sweet Child o´mine, It´s my life, Smells Like Teen Spirit, Hotel California, Wild of Change, entre outras tantas músicas que muito raramente uma rádio ou outra toca em sua programação.
Para estes que conhecem uma ou outra música, que geralmente conhecem apenas a música mais famosa de cada banda e ainda assim chama rock de gritaria, separei 5 álbuns que podem ajudar a conhecer um pouco mais de cada gênero e a apurar o gosto pelo rock. Não selecionei o melhor álbum de cada banda. Procurei colocar músicas que agradem mais ao ouvido de quem não está acostumado com o mundo do rock. Espero que curtam.



Álbum: NEVERMIND
Banda: Nirvana
Ano: 1991
Este álbum grunge é considerado como um dos melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Músicas que alternam momentos mais balados e mais agressivos serviram de inspiração para muitas bandas que vieram depois. Para quem está iniciando como ouvinte do rock vai servir como base para conhecer mais desse estilo que acabou servindo de base para vários outros.




Álbum: TEN
Banda: Pearl Jam
Ano: 1991
Pense assim: os caras lançam o primeiro álbum da banda. E já no primeiro álbum emplacam suas melhores músicas e que sempre serão pedidas em todos os shows. Está aí. Essa banda agrada à todos. Dificilmente alguém encontrará um rockeiro que não goste de Pearl Jam e das músicas deste álbum.




Álbum: S&M (Symphony & Metallica)
Banda: Metallica
Ano: 1999

Este eu resolvi arriscar. A banda é de metal/heavy metal. Prato cheio pra chamarem de puro barulho e gritaria. Mas daí os caras colocam a banda junto com uma orquestra. Resultado: um dos melhores shows de todos os tempos! A pessoa pode até não gostar de rock de jeito nenhum, mas se for amante de boa música, vai ser impossível não ouvir duas ou três músicas mais de 5 vezes para poder entender esta maravilha.



Álbum: Brothers in arms
Banda: Dire Straits
Ano: 1985

Este álbum merece entrar nesta lista porque traz duas das principais características desta banda britânica: certa semelhança com o country americano em parte de suas músicas e o uso, sempre bem encaixado, de solos de guitarra. Esta foi outra banda que inspirou muitas que vieram depois e merece muito ser mais conhecida por aqueles que estão conhecendo mais do rock.



Álbum: By The Way
Banda: Red Hot Chilli Peppers
Ano: 2002

RHCP é uma daquelas bandas que todo mundo gosta. Pode não ser a preferida, pode não ser a mais amada, ou ser, sei lá, mas uma coisa é certa: todo mundo conhece alguma música deles. Não escolhi o melhor álbum deles. Escolhi aquele álbum que é mais provável que um recém-ingresso no mundo do rock possa gostar. Músicas com variação de ritmo, horas agitadas, horas mais tranquilas, mas sempre com o velho jeito RHCP de ser.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas