Total de visualizações de página

Translate

Google+ Followers

NÃO ABANDONE UM ANIMAL

Eu poderia começar esta reflexão falando sobre como eu amo os animais, como não tolero violência contra eles, como acho desumano qualquer tipo de crueldade e etc. Mas este texto não é de um militante ambientalista defendendo ideais de um mundo de amor para os animais. Este texto é de alguém que acha que tratar bem os animais deveria ser algo inerente à condição humana.

Mas daí me vem a pergunta: o que seria tratar bem os animais? Acho que não tenho total respaldo para falar sobre isso. Não sou vegetariano, não gosto de seres rastejantes, entre outros paradigmas que eu teria que seguir para preencher os requisitos necessários para sair em defesa plena dos animais pelo mundo. Mas o que me motivou a escrever esta reflexão é a frieza com que o ser humano é capaz de deixar de lado um ser que te deu tanto carinho e atenção.

Eu sempre abordo as redes sociais nos meus post, pois são nelas que grande parte da sociedade se manifesta e emite sua opinião hoje em dia. Então, tomando como base o que vejo nas redes sociais. Um incontável número de pessoas que posta fotos, vídeos, “textões” sobre pessoas que maltrataram animais. Pessoas que saem em defesa dos cachorros, golfinhos, baleias, gatos, ratos, tudo quanto é animal que foi maltratado por um ser humano. Acho esta manifestação válida. Mas e quando quem maltrata é uma pessoa que posta tudo isso?

Controversa a atitude? Hipócrita a pessoa? Desumana? Sabe, acho que no fundo é só uma questão de parâmetros mal instituídos. Estamos acostumados a considerar maus tratos como o uso desmedido da violência ou alguma atitude que causa dano físico ou emocional no animal. Dentre estes maus tratos, enquadramos o abandono como um deles. Mas cometemos o erro de não saber o que de fato é abandonar um animal.

Abandonar um animal não é somente sair de casa com ele e deixá-lo a mercê da própria sorte num terreno baldio longe de sua casa. Abandonar um animal não é somente amarrá-lo pelo pescoço no quintal com pouca água e comida e deixá-lo sobreviver à duras penas debaixo das intempéries. Abandonamos um animal quando permitimos que ele se apegue a nós e depois deixamos de dar a devida atenção. Abandonamos um animal quando ele fica doente e não procuramos saber notícias suas ou não o levamos num médico veterinário para uma consulta.

É desumano quando criamos um vínculo afetivo com estes bichinhos e depois, simplesmente, o deixamos num canto qualquer dentro da própria casa. Mesmo com alimentação, com água e bem cuidados. Falta algo que se chama atenção. E eles se apegam assim como uma criança. Eles sentem falta, eles choram de saudade, eles procuram quando não estamos em casa... e ainda assim, as pessoas insistem em não lhes dar a devida atenção.


Não. Este não é um texto fútil. Este não é um choro de barriga cheia enquanto crianças morrem desnutridas em algum lugar do planeta. Este é um texto sobre a hipocrisia humana. Pense desta forma: se um ser humano é capaz de abandonar afetivamente um ser que lhe deu tanto amor e carinho; se é capaz de deixá-lo morrer sem os devidos cuidados ou sem fazer-lhe uma visita; se é capaz de nunca se preocupar em como está aquele animalzinho que todo santo dia lhe recebeu com toda sua alegria e afeto, o que você acha que uma pessoa assim seria capaz de fazer com um ser humano? Acredite, uma pessoa capaz disso, não está preocupado com as crianças desnutridas.

Comentários

Postagens mais visitadas